Responsive Ad Slot

header ads

Econômia

Economia

Os correios da Espanha encerram sua campanha de selos inspirados na cor da pele, que tornava os selos mais leves os mais caros

sexta-feira, 28 de maio de 2021

/ by Super News

O serviço postal do governo estreou no início desta semana “Selos da Igualdade”, uma coleção de quatro selos destinados a representar diferentes cores de pele. O mais claro dos selos custa 90 centavos a mais do que o selo mais escuro – uma diferença de preço que reflete o valor que os espanhóis dão às pessoas com base na cor da pele, de acordo com uma campanha publicitária dos selos.

O a resposta online foi extremamente negativa. Milhares de usuários do Twitter criticaram a campanha em seu lançamento, chamando-a de surda ou “acidentalmente racista”. Muitos usuários ficaram surpresos com o fato de um serviço administrado pelo governo aprovar tal produto.

As vendas dos selos terminaram na manhã de sexta-feira, disse um porta-voz dos Correos à CNN. Ele disse que os correios “não farão comentários” sobre as críticas que a campanha recebeu.

Questionado se o fim da campanha foi uma reação a essas críticas, ele disse à CNN: “Não é bem assim”.

“Correos é uma empresa anti-racista”, disse o porta-voz, que observou que os correios não costumam especificar quando uma campanha vai terminar.

Os selos pretendiam ‘refletir uma realidade injusta e dolorosa’

A campanha foi lançada durante o esforço da UE Mês Europeu da Diversidade, especificamente na marca de um ano do assassinato de George Floyd. Os Correos fizeram parceria com a Federação Espanhola de SOS Racismo, uma organização sem fins lucrativos, na campanha, informou o serviço postal em um comunicado à imprensa.
Para promover os “Selos da Igualdade”, os Correos contaram com a ajuda do rapper afro-espanhol Domingo Edjang Moreno, mais conhecido como El Chojin. Em um anúncio em inglês da coleção, Moreno diz que os selos “refletem uma realidade injusta e dolorosa que nunca deveria existir”.

Dos quatro tons dos “Selos da Igualdade”, o mais claro custava 1,60 euros (cerca de US $ 1,95), enquanto o selo do tom mais escuro custava 0,70 euros, cerca de 85 centavos nos EUA.

Crimes de ódio anti-asiáticos aumentaram no início de 2021, diz estudo

“Quanto mais escuro o selo, menor seu valor”, disse Moreno no anúncio. “Isso significa que você precisará de mais selos pretos do que brancos para sua entrega. Dessa forma, cada carta e cada pacote serão um reflexo da desigualdade gerada pelo racismo – um protesto.”

Os críticos de Correos viam os selos como uma alimentação para o racismo, em vez de combatê-lo. Embora o anúncio tenha descrito a coleção como um ato de protesto, “exigir que a cor não determine o valor que atribuímos à vida de uma pessoa”, a campanha acabou ofendendo as pessoas de cor na Espanha, a quem o anúncio visa, disse Antumi Toasijé, presidente do Conselho para a Eliminação da Discriminação Racial ou Étnica.

“Uma campanha que indigna aqueles que afirma defender é sempre um erro”, Toasijé tweetou no início desta semana. Ele instou Correos a suspender a campanha do selo.

A CNN entrou em contato com Moreno para comentar a campanha. Um porta-voz da SOS Racism disse que a organização está “ciente da polêmica” em torno dos selos e está decidindo seus próximos passos.

.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo