O serviço postal do governo estreou no início desta semana “Selos da Igualdade”, uma coleção de quatro selos destinados a representar diferentes cores de pele. O mais claro dos selos custa 90 centavos a mais do que o selo mais escuro – uma diferença de preço que reflete o valor que os espanhóis dão às pessoas com base na cor da pele, de acordo com uma campanha publicitária dos selos.
As vendas dos selos terminaram na manhã de sexta-feira, disse um porta-voz dos Correos à CNN. Ele disse que os correios “não farão comentários” sobre as críticas que a campanha recebeu.
Questionado se o fim da campanha foi uma reação a essas críticas, ele disse à CNN: “Não é bem assim”.
“Correos é uma empresa anti-racista”, disse o porta-voz, que observou que os correios não costumam especificar quando uma campanha vai terminar.
Os selos pretendiam ‘refletir uma realidade injusta e dolorosa’
Dos quatro tons dos “Selos da Igualdade”, o mais claro custava 1,60 euros (cerca de US $ 1,95), enquanto o selo do tom mais escuro custava 0,70 euros, cerca de 85 centavos nos EUA.
“Quanto mais escuro o selo, menor seu valor”, disse Moreno no anúncio. “Isso significa que você precisará de mais selos pretos do que brancos para sua entrega. Dessa forma, cada carta e cada pacote serão um reflexo da desigualdade gerada pelo racismo – um protesto.”
Os críticos de Correos viam os selos como uma alimentação para o racismo, em vez de combatê-lo. Embora o anúncio tenha descrito a coleção como um ato de protesto, “exigir que a cor não determine o valor que atribuímos à vida de uma pessoa”, a campanha acabou ofendendo as pessoas de cor na Espanha, a quem o anúncio visa, disse Antumi Toasijé, presidente do Conselho para a Eliminação da Discriminação Racial ou Étnica.
A CNN entrou em contato com Moreno para comentar a campanha. Um porta-voz da SOS Racism disse que a organização está “ciente da polêmica” em torno dos selos e está decidindo seus próximos passos.
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